Percurso Pedonal

Levada da Negra

A Levada da Negra é um importante canal de irrigação, que em tempos serviu de caminho aos homens que transportavam, desde o Poço da Neve, o gelo com destino aos hospitais e a hotéis

Distância

7,0 km

Duração

3 hora(s)

Como marca da influência mediterrânea na nossa cultura e uma importante peça do património construído, o Poço das Neves era utilizado para guardar a neve e o granizo que no Inverno se precipitavam nos pontos mais altos da cordilheira central madeirense, esta água gelada destinava-se à confeção de gelados, aos hotéis e hospitais, considerada uma raridade era fechada em sacos de couro, envoltos em palha e transportados dentro de cestos de vime por homens que desciam pelas serras até ao Funchal. Situado junto à estrada do Poiso- Pico do Areeiro, o poço encontra-se em bom estado de conservação. Hoje, é ainda possível fazer o percurso utilizado pelos homens no transporte do gelo, o Percurso da Levada da Negra inicia-se junto ao Poço das Neves, junto ao Pico do Areeiro e termina no Curral Velho, na freguesia de Santo António. No início do percurso podemos observar o Funchal pelo vale da ribeira de Santa Luzia, paralelamente a esta ribeira nasce a Levada da Negra acompanhada de uma vereda que acompanha o movimento da água. Pouco minutos depois, ao chegar ao Terreiro Freixo podemos observar uma série de currais circulares construídos com pedras de basalto, nas partes altas do percurso temos uma vista sobre a baía do Funchal e sobre o anfiteatro citadino.

 Critérios de Classificação dos Percursos Pedonais:

Grau de dificuldade:

  • «Plano» - percurso plano ou com inclinações suaves, à partida acessível a qualquer pessoa que Avaliação Global: Fácil apresente uma forma física dentro da normalidade.
  • «Ondulado» - percurso que apresenta subidas e ou descidas pouco acentuadas, exigindo um maior esforço físico, mas adequado a qualquer pessoa que mantenha uma atividade física regular.
  • «Acidentado» - percurso com declives acentuados, que, por vezes, se sucedem. Exige um grande esforço físico, só sendo aconselhado para pessoas em boa forma física.

Grau de perigosidade:

  • «Familiar» - percurso que não oferece grandes riscos e que, com as devidas cautelas, poderá ser efetuado por qualquer tipo de pessoa, incluindo crianças e adolescentes, quando acompanhados por adultos.
  • «Adultos» - percurso que oferece alguns riscos e que exige algum cuidado por parte do caminhante. Não deverá ser efetuado por crianças, mesmo quando acompanhadas por um adulto, nem por pessoas de idade ou com limitações físicas.
  • «Montanhistas» - percurso com elevada perigosidade e que só deverá ser efetuado por pessoas com um mínimo de prática e de conhecimentos de montanha.

Avaliação global:

  • «Fácil» - diz respeito a um percurso facilmente exequível e que não obriga a um grande esforço físico nem oferece riscos acrescidos relativamente àqueles inerentes a este tipo de atividade.
  • «Moderado» - diz respeito a um percurso moderadamente exequível e que obriga a um esforço físico grande e ou oferece alguma perigosidade.
  • «Difícil» - percurso que só deverá ser efetuado por pessoas experientes, devidamente equipadas e em boa forma física. Diz respeito a um percurso que oferece elevadas dificuldades ao nível do esforço físico e ou que apresenta elevada perigosidade.

Alerta:

A realização de percursos pedestres constitui uma atividade revigorante, excitante e altamente compensadora, mas que acarreta alguns riscos. A sua realização deve ser planeada com antecipação, considerando fatores como a meteorologia, alimentação, transportes, equipamentos necessários, etc...

Local:

Estrada Regional 202

Tipo:

Património

Avaliação Global:

Fácil

Perigosidade:

Familiar

Dificuldade:

Plano

Sentido:

Linear

Deslocação:

Pedonal

Partilhar:

Voltar à Listagem

© 2022 Visit Santo António. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Associação Insular de Geografia & iGrow.