Ponto de Interesse

Universidade da Madeira

A Universidade da Madeira é um polo de formação académica superior da Região Autónoma da Madeira

No ano de 1983 a Secretaria de Estado do Ensino Superior e a Secretaria Regional da Educação, então tutelada pelo Dr. Eduardo Brasão de Castro, criou "uma comissão com vista ao estudo da viabilidade de criação e funcionamento de uma universidade na Região Autónoma da Madeira e/ou outras alternativas institucionais", apresentando, em 1985, um "Estudo sobre a Viabilidade da Universidade da Madeira" num modelo mais adaptado a realidade da Madeira.

Três anos mais tarde, a 13 de setembro de 1988, nascia a Universidade da Madeira, fazendo parte o Vogal Presidente Prof. Doutor Raúl de Albuquerque Sardinha, os Vogais Prof. Doutor Fernando Santos Henriques e Prof. Doutor José Luís Morais Ferreira Mendes e a Administradora Dra Ana Isabel de Portugal Almada Cardoso.

No seu documento "Estratégia e Programação", é manifestada a vontade de se constituir um novo "projeto científico-cultural" face a "exaustão do modelo convencional de Universidade". Apresentando um calendário tendo em vista a plena integração dos cursos de Letras e de Ciências que, desde 1978, tinham funcionado nos centros de extensão universitária, este documento considerava que a Universidade da Madeira, em especial os cursos de Letras, não poderia assumir a finalização dos cursos, tendo os seus alunos de se deslocar ao continente. Em 1989/90, inicia-se o 1º ano do curso de Educação Física e Desporto e a extinção da Escola Superior de Educação da Madeira com a subsequente criação do Centro Integrado de Formação de Professores passou a formação inicial dos Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico (1º e 2º ciclos) para o âmbito da Universidade.

O ano letivo 1990/91 assistiu aos primeiros passos dados por grande parte dos cursos desta Universidade, como a Biologia, a Física, a Matemática, a Química e as Línguas e Literaturas Modernas, Variantes de Estudos Portugueses, Estudos Portugueses e Franceses, Estudos Portugueses e Ingleses, Estudos Portugueses e Alemães, Estudos Portugueses e Espanhóis, Estudos Ingleses e Alemães e Estudos Franceses e Ingleses (todos com o ramo científico e de ensino).

Em 1992/93, começaram a funcionar os cursos de Gestão e de Engenharia de Sistemas e Computadores. Através do Protocolo de Integração de 30 de setembro de 1992, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira (ISAPM) passou a estar integrado na Universidade da Madeira sob a denominação de Instituto Superior de Arte e Design, da Universidade da Madeira (ISAD/UMa). Em 1993 começaram a funcionar os cursos de Línguas e Literaturas Clássicas.

A 14 de março de 1997, com a confirmação dos Estatutos da Universidade e consequente, a eleição do responsável para os próximos dois anos, a Universidade da Madeira entrou numa nova fase, afirmando-se no contexto nacional, como Universidade de pleno direito, bem como atingir, ao seu nível interno, as variações mínimas para enfrentar os grandes desafios que se perfilam para qualquer instituição de ensino superior, no limiar do século XXI.

A Universidade da Madeira promove a realização de atividades de investigação científica, assim como, a difusão e valorização social e económica do conhecimento e inovação tecnológica.

Para mais informações poderá enviar um e-mail para [email protected] ou consultar a página oficial aqui.

Local:

Caminho da Penteada, Campus Universitário da Penteada

Telefone:

291 705 000

Horário:

Segunda – Sexta das 09h00 às 12h30; 14h00 às 17h30

Partilhar:

Voltar à Listagem

© 2022 Visit Santo António. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Associação Insular de Geografia & iGrow.