Património

Núcleo Histórico de Santo Amaro

Constitui um marco histórico e cultural na freguesia de Santo António.

O Núcleo Histórico de Santo Amaro é composto por quatro edifícios, especificamente, a Torre do Capitão, a Capela de Santo Amaro, a Casa dos Romeiros e por um edifício de construção recente.

A Torre do Capitão teve ordem de construção em meados do século XV, por Garcia Homem de Sousa, genro de João Gonçalves Zarco, tendo sido utilizada como sua residência. Este elemento arquitetónico de traços medievais, denota maior expressividade neste núcleo, uma vez ser a edificação de perfil militar mais antiga na ilha da Madeira. Edificada com forma retangular, apresenta cunhais de cantaria regional e paredes de alvenaria de pedra de grande espessura, com a porta principal em arco quebrado e duas seteiras de cantaria e tijolo colocados quase ao nível do solo, respetivamente nos alçados Oeste e Sul. As indicações nas paredes e a consistência dos cunhais do edifício fazem supor que, outrora, o edificado possa ter sido mais alto do que a estrutura atual, podendo justificar a designação de torre.

A capela de Santo Amaro é a mais antiga desta paróquia e, também, uma das mais antigas de toda a diocese, registando-se como uma das únicas capelas edificadas na ilha da Madeira do século XV. É notável profundas modificações na construção inicial, nomeadamente em paredes interiores e restauro e douramento dos altares. Esta capela possui um valioso espólio, salientando-se um Vitral da autoria de Pedro Calapez e o Altar do escultor Rui Sanches.

A Casa dos Romeiros trata-se de uma construção ligada à devoção de Santo Amaro, que em tempos remotos, era o local onde afluíam devotos de diversos pontos da ilha da Madeira para as festividades anuais do orago. Contudo, dada a antiguidade desta casa, a infraestrutura foi alvo de obras de restauro e dotada de uma receção e loja do Núcleo Histórico.

Mais recentemente, foi construído um novo edifício neste núcleo secular com duas áreas distintas: área funcional de serviços e a área de exposições.

Local:

Caminho de Santo Amaro

Partilhar:

Voltar à Listagem

© 2022 Visit Santo António. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Associação Insular de Geografia & iGrow.