Património

Cruzeiro do Pico dos Barcelos

Monumento com grande simbolismo religioso que se localiza no Miradouro Pico dos Barcelos.

A cruz como simbolismo da crença cristã, foi introduzida pelos primeiros colonizadores da ilha, entre 1419 e 1420. O Cruzeiro do Pico dos Barcelos, foi edificado com o propósito das comemorações do Centenário da Fundação e da Restauração de Portugal, consequente de um idealismo político instaurando pelo Estado Novo (século XX), que visava a construção de Cruzeiros em locais panorâmicos como simbologia de exaltação da fé cristã.

O cruzeiro do Pico dos Barcelos, foi inaugurado a 24 de novembro de 1940, tendo gravado na base “Seja a cruz o farol das novas gerações”. Esta edificação ficou a cargo do padre Francisco Moreira das Neves, distinta figura na história do jornalismo católico português, que utilizava como campanha os denominados “Cruzeiros da Independência”, com afirmações como, “Uma cruz basta para dizer ao mundo quem é Portugal”. Esta campanha foi celebrada na ilha da Madeira com o apoio da Juventude Antoniana, sediada na freguesia de Santo António, onde era orientada por William Clode.

Local:

Urbanização Pico dos Barcelos 1

Horário:

Horário de Inverno: Segunda-feira a Sábado: 08h00 às 22h00; Domingo:08h00 às 20h00 Horário de Verão: Segunda-feira a Sábado: 08h00 às 00h00; Domingo:08h00 às 20h00

Partilhar:

Voltar à Listagem

© 2022 Visit Santo António. Todos os direitos reservados.

Website desenvolvido por Associação Insular de Geografia & iGrow.